AMAR, SENTIR E VIVER

A Juventude Escolápia de Aracaju e o Centro Social Santa Teresinha e São José de Calasanz (Itaka-Escolápios Aracaju) realizou, em janeiro, a II Colônia de Férias. A Colônia de Férias teve por objetivos: oferecer aos jovens e às crianças um espaço de recreação e diversão; propor ações para exercer o protagonismo juvenil; aproximar os jovens da realidade do nosso Centro Social; exercitar o voluntariado escolápio; aprimorar habilidades; e recolher aquilo que Deus comunica a cada um através dessa experiência.

A proposta foi oferecer para as crianças do Centro Social um espaço de convivência e fortalecimento de vínculos neste mês de férias com muita alegria, brincadeiras, jogos, oficinas e momentos de diversão e lazer. Para os jovens da Juventude Escolápia foi uma oportunidade para aproveitar as férias de maneira útil, exercendo o voluntariado como monitores da Colônia planejando e orientando as atividades com as crianças e percebendo aquilo que Deus toca no coração de cada um.

O jovem Felipe Gabriel, monitor da colônia pela segunda vez, afirma: “Cuidar, amar e se divertir com as crianças é o que eu mais amo. Além de preparar os dias para as crianças, a Colônia de Férias nos ensina a ajudar quem está do nosso lado, como os meus amigos monitores, por exemplo. Além disso, estar com as crianças reforça que devemos ser como elas, na pureza, no amor, na alegria e na convivência. Participar da Colônia de Férias é isso: amar, sentir e viver”.

Já para o jovem Jonas Gabriel, que também participou pela segunda vez dessa experiência, o contato direto com as crianças, através das atividades, está sendo muito especial: "gosto de estar com as crianças. Está sendo bom sentir o carinho e a alegria delas, ter essa rotina de estar com elas é muito bom".

Para jovem Jeferson, que ano passado ajudou em alguns momentos e neste ano participou de maneira integral como monitor, a Colônia foi uma experiência singular: “Participar da colônia de férias está sendo uma grande experiência para vida e para os meus sonhos. Eu entrei no intuito de ter experiência para ser monitor e ajudar no meu sonho de fazer com que as crianças saibam que elas não são só o futuro, mas o presente também. Mas, acho que eu estava errado... Ganhei mais do que uma simples experiência. Aprendi que criança tem amor e afeto. Poderíamos pensar que digo o óbvio, sim concordo. Mas foi na prática que eu aprendi. Aprendi também que nós não temos o controle sobre tudo, e que algumas vezes vai sair do controle. Agora a último ponto que eu quero citar é que... Eles são sim o nosso presente e futuro, mas nós somos espelhos pra elas. Receber abraço de uma criança dizendo que gosta de você, não é da boca pra fora. Então pra mim é um grande aprendizado pra vida. Elas aprendem com a gente, e nós aprendemos com elas”.

Que São José de Calasanz continue cuidando, acompanhando e intercedendo por todas as crianças e jovens que participam dessa enriquecedora experiência.

@centrosocial.stsjc

Pe. Heyder Vieira da Conceição, Sch.P.