Santa Cruz de la Sierra (SC - Bolívia)

A Presença Escolápia de Santa Cruz de la Sierra foi uma encomenda direta do Primeiro Capítulo da Província Brasil-Bolívia em dezembro de 2018. Durante 28 anos pertencente aos Padres Salesianos, a presença tinha características muito adequadas ao nosso carisma, no que se refere ao tema educativo e evangelizador, composta, naquela época, pela paróquia São João Bosco, com seis comunidades, e pelo Colégio Domingo Sávio, com quatro Unidades Educacionais. Para a sua fundação, foram enviados a Santa Cruz os religiosos, Padre Primitivo Arnaez Gonzalo e Padre Rubén Plata Ávalos, e o casal de leigos da Fraternidade Escolápia da Venezuela, Caterina Yammin Madira e Jesús Gerardo Espínola Celis.

A Presença Escolápia em Santa Cruz realiza diferentes atividades em cada uma das obras: a Paróquia Escolápia São João Bosco, a Comunidade Educativa Domingo Sávio, o Centro Calasanz e a Comunidade Religiosa.

Na Paróquia, além do templo paroquial, existem mais cinco comunidades: María Reina del Cielo, María de Matías, Domingo Savio, Preciosa Sangre de Cristo e Santa María Reina de la Esperanza. As atividades são acompanhadas e animadas pelo pároco em conjunto com o Conselho Paroquial e as suas diversas pastorais: pastoral familiar, catequese, formação bíblica, ministros da Eucaristia, ministérios de música, liturgia, entre outros.

O processo pastoral com crianças, adolescentes e jovens da Paróquia é acompanhado pelo Movimento Calasanz. Nos pequenos grupos de fé, mais de 220 crianças participam dos encontros semanais e da Eucaristia todos os domingos, nas diferentes etapas: Caminantes, Mensajeros, Tiempo Nuevo e Seguidores. A equipe de educadores é constituída maioritariamente por jovens voluntários, em formação contínua, que se dedicam ao acompanhamento de grupos religiosos e são fundamentais no intenso trabalho desenvolvido pelo Movimento Calasanz.

A Comunidade Educativa Domingo Sávio, acompanhada pela Comunidade Escolápia através da Direção Geral, conta com quatro Unidades Educacionais: Domingo Sávio I, Domingo Sávio II, Domingo Sávio III e Domingo Sávio EPDB, com 2.000 alunos, do nível inicial ao secundário, nos dois turnos escolares, manhã e tarde, com atividades de segunda a sábado.

Todas as Unidades Educativas dispõem de uma Comissão Pastoral, que se encarrega de atividades pastorais, como a oração semanal realizada pelos padres escolápios, celebração de datas do calendário litúrgico, semana de Calasanz, convivência dos cursos do ensino secundário, oração contínua com alunos de 1ª a 3ª série do ensino fundamental. Como atividades extracurriculares, os alunos são convidados a fazer parte do Movimento Calasanz e participar das atividades do Centro Calasanz.

O Centro Calasanz de Santa Cruz de la Sierra oferece atividades como a Escola de Tarefas, com o objetivo de apoiar as crianças na realização das atividades escolares, incentivando a leitura e reforçando a aprendizagem de línguas e matemática. Além disso, durante os períodos de férias escolares, são realizadas atividades de tempo livre para as crianças da paróquia e dos colégios. Recentemente, foram iniciadas outras propostas de atividades, como Escola de Esportes, com aulas de vôlei, e Escola de Dança, com danças típicas do folclore nacional.

Um dos objetivos do Centro Calasanz é também oferecer e promover experiências de voluntariado social, promovendo a iniciativa e o protagonismo dos jovens, como proposta de crescimento pessoal e transformação social. Os voluntários são convidados da paróquia, da escola e da comunidade, para que as crianças possam ter a referência de educadores “jovens”, próximos em sensibilidade e experiências, além de contarem com a presença de educadores de adultos da Fraternidade Escolápia e dos religiosos Escolápios.

Atualmente, a Comunidade Religiosa da Presença Escolápia de Santa Cruz de la Sierra é também casa de formação do Noviciado Escolápio da Província Brasil-Bolívia. É uma comunidade mista em vocações, composta por dois religiosos escolápios: Padre Enivaldo João de Oliveira, Padre Benito Ignacio Morales, os noviços: Roberto Pereira Silva e Fabricio Rodrigues dos Santos, e leigos da Fraternidade Escolápia: Caterina Yammin e Jesús Gerardo Espínola, da Venezuela, e Neziane, do Brasil. Juntos, religiosos e leigos, partilham vida, carisma, espiritualidade e missão, através das diferentes obras de presença.

Paróquia Escolápia Santa Cruz de la Sierra  - Facebook/ Instagram

Escolapios Santa Cruz