FRATERNIDADE

Fraternidade

A fraternidade escolápia é o conjunto de cristãos associados, religiosos, leigos e leigas, em pequenas comunidades, para viverem o carisma escolápio (espiritualidade, missão e vida), cada qual segundo sua vocação religiosa e laical, reconhecida como tal pela Ordem das Escolas Pias. É uma comunidade de seguidores e seguidoras de Jesus, chamados e convocados por Deus em Fraternidade Escolápia, participando do Carisma de Calasanz e da Escola Pia, assumindo o Evangelho como referência de vida e caminhando com toda a Igreja comprometidos na construção do Reino de Deus.

A FRATERNIDADE DAS ESCOLAS PIAS

A Congregação Geral elaborou em 1988, e o Capítulo Geral de 1991 ratificou o documento que constituía a Fraternidade das Escolas Pias. Fruto disso, surgiram as primeiras Fraternidade, agrupando numerosas pessoas que queriam viver mais de perto o carisma escolápio.

O 44º Capítulo Geral de 1997 aprovou o documento “O laicato nas Escolas Pias”, no qual se estabelecem as linhas fundamentais do projeto institucional da Ordem e marcam-se as diretrizes de futuro desse âmbito.

A Congregação Geral aprovou, no ano 2011, o documento marco “A Fraternidade das Escolas Pias”, que marca os elementos fundamentais de toda Fraternidade.
O Capítulo Geral do ano 2015 aprovou o Diretório de Participação nas Escolas Pias, que apresenta as diferentes modalidades de participação (colaboradores, equipes de missão compartilhada, integração carismática na Fraternidade e integração carismática e jurídica como escolápios leigos e na Rede Itaka – Escolápios).

A IDENTIDADE DA FRATERNIDADE DAS ESCOLAS PIAS

Seguir a Jesus a partir do Carisma Escolápio.

O itinerário pessoal de Calasanz e sua configuração histórica nas Escolas Pias oferecem um rico modelo de espiritualidade, válido para os religiosos e também para os leigos e leigas escolápios.

Calasanz procurou a colaboração de leigos para levar adiante a missão, que a Igreja lhe encomendou, e quis que, se algum deles desejasse se integrar plenamente na obra das Escolas Pias, “nossos irmãos o acolheriam como a um deles”. No decorrer da história, a participação de leigos e leigas no espírito e missão calasâncios tem sido uma constante.

Essa participação permanente na missão e vida escolápias, mesmo que de formas diversas, permite-nos afirmar hoje, em sintonia com o Sínodo da Vida Consagrada, que “o carisma pode ser compartilhado com os leigos”. A Fraternidade das Escolas Pias procura ser uma resposta à vontade de Deus em harmonia com essa descoberta da vocação e da missão dos leigos na Igreja e no mundo.

A integração carismática nas Escolas Pias supõe um passo qualitativo. Trata-se da participação nas três dimensões: missão, espiritualidade e vida comunitária. Trata-se de viver e encarnar o dom carismático dado pelo Senhor a São José de Calasanz que os religiosos escolápios têm encarnado na história e que é chamado pessoal hoje a religiosos e leigos.

A Fraternidade é o conjunto de cristãos associados em pequenas comunidades para seguir a Jesus, compartilhando o carisma escolápio (espiritualidade, missão e vida), cada qual segundo a própria vocação leiga, religiosa ou presbiteral.

A Fraternidade pretende ajudar cada membro a crescer em experiência de fé, na formação, compromisso, estilo de vida em coerência com os valores evangélicos e compartilhar a vida em comunidade.

Fraternidade no Mundo: