ONDE ENCONTRAR OS ESCOLÁPIOS

Santivañez (CBBA - Bolívia)

A presença escolápia em Santiváñez começou em 2016, com o Padre Carlos Aguerrea assumindo a Direção Geral das três Unidades Educacionais: Escola de Educação Infantil e Primária Prudencio Araujo, Escola Secundária Luis Guzmán Araujo e Centro de Educação Alternativa Cristo Rey (CEA) para a formação de adultos e técnicos. Com a incorporação dessas três novas unidades, acaba de ser criada a Rede de Ensino Escolápio, formada, naquela época, pelas nove unidades educativas Escolápias do Departamento de Cochabamba, às quais foram recentemente agregadas as quatro unidades educativas de Santa Cruz.

Um dia igual a outros, na metade do ano 2015, estando o Pe. Carlos Aguerrea no Colégio São José de Calasanz de Anzaldo, do qual era diretor geral, recebe a informação de que algumas pessoas, vindas de Santivañez, queriam conversar com ele. Na verdade, o nome de Santivañez nos resultava pouco conhecido, somente sabíamos que era um pequeno município próximo da cidade de Cochabamba. Os visitantes eram o diretor da Unidade Educativa Luis Guzmán Araujo de secundária, e o presidente da Junta de padres da Unidade Educativa Prudencio Araujo de primária. A visita tinha um único objetivo, solicitar aos padres escolápios aceitarem a direção geral das unidades educativas, acrescentando o Centro de Educação Alternativa (CEA) Cristo Rey, que oferece educação básica e técnica para adultos.

A proposta foi encaminhada para a Congregação Vice-provincial, para ser analisada. Algumas semanas depois, foi realizada a visita de uma comissão escolápia a Santivañez, a fim de conhecer a cidade, as unidades educativas e as pessoas que estavam à frente das mesmas. As três unidades educativas foram acompanhadas, por muitos anos, pela congregação das Filhas de Cristo Rei. Recentemente, essas tinham fechado suas comunidades na Bolívia, deixando as unidades educativas nas mãos de CEIL (Comunidade Educativa da Igreja Local), quem coordena todos os centros educativos da Igreja no Departamento de Cochabamba.

Após uma análise sobre possibilidades e capacidades próprias, em reunião da Congregação Vice-provincial junto com o Pe. Provincial de Emaús (presente nesses dias em Cochabamba), decidiu-se assumir o desafio proposto, delegando ao Pe. Carlos Aguerrea a direção geral das três unidades educativas. A expansão a Santivañez significava também a oportunidade para o crescimento da Rede Escolápia de Educação, com um novo modelo de presença, acompanhando as unidades educativas, sem uma comunidade escolápia morando no lugar.

No início de 2016, os escolápios fomos apresentados nas três unidades educativas, aceitando a direção geral da mão dos representantes de CEIL, as autoridades municipais e educativas de Santivañez.

Desde então, com alguma presença pontual de algum outro religioso escolápio, a nossa presença escolápia esteve representada pelo Pe. Carlos Aguerrea. No momento, Santivañez forma parte da presença escolápia de Anzaldo, desde onde se coordena e anima.

Santivañez é um município em crescimento, combinando a vida rural de uma população principalmente camponesa com a expansão do parque industrial e a chegada de novos habitantes para trabalhar nessas indústrias.

Atualmente, os nossos esforços estão orientados à realização de dois projetos de construção, fundamentais para o crescimento das três unidades educativas. O primeiro para ampliar e reformar a U.E. Prudencio Araujo, a fim de ampliar a etapa de educação inicial e, progressivamente, do nível primário. O segundo projeto consiste na construção de uma nova infraestrutura do lado da U.E. Luis Guzmán Araujo, para alojar o CEA Cristo Rey (atualmente nos ambientes da escola, muito pequenos e precários) e para o desenvolvimento do Bacharelado Técnico Humanístico do colégio de secundária).

O desafio dessa obra segue sendo, desde a nossa província, ter uma maior e mais constante presença escolápia em Santivañez, para poder realizar um melhor acompanhamento pedagógico e pastoral.

Unidad Educativa Luis Guzmán Araujo