ORDEM DE RELIGIOSOS, PADRES, EDUCADORES

Ordem de religiosos, padres, educadores

Os religiosos escolápios formam a Ordem Religiosa das Escolas Pias fundada por São José de Calasanz, para dar continuidade à escola que fundou. Aos três votos religiosos, ele acrescentou um quarto voto que é se dedicar ao ministério da educação. Os religiosos escolápios vivem em comunidade e participam da missão evangelizadora da Igreja a partir do carisma e da missão escolápia.

Somos uma Ordem Religiosa fundada no século XVII por S. José de Calasanz (1557-1648) e dedicada a evangelizar as crianças, preferencialmente os pobres, através da educação, razão pela qual nos consagramos com um quarto voto especial.

S. José de Calasanz, declarado, em 1948 pelo Papa Pio XII, Patrono Universal de todas as escolas populares cristãs do mundo», tem a glória de abrir, em 1597, «a primeira escola pública popular gratuita na Europa». Proclamou o direito à educação para todas as crianças e lutou por isso, sendo perseguido por esse motivo. Mas, foi completamente bem sucedido no seu propósito, porque respondeu aos desafios e necessidades do seu tempo.

Em 1617, fundou a Congregação Paulina dos Clérigos Regulares Pobres da Mãe de Deus das Escolas Pias (o nome Paulino vem do Papa Paulo V que a aprovou), que Gregório XV elevou à Ordem Religiosa em 1621 com o nome atual. Logo se espalhou pela Itália e pela Europa central. Atualmente, está espalhado por quatro continentes (Europa, Ásia, África e América).

Infograma Escolápios

Os religiosos da Província Brasil Bolívia são:

Provincial Brasil - Bolívia:

Padre Francisco Javier Aguirregabiria Aguirre, Sch.P.

Assistentes:

Padre Alberto Prieto Duñabeitia, Sch.P.
Padre Deibson Gouvêa, Sch.P.
Padre Enivaldo João de Oliveira, Sch.P.
Padre Heyder Vieira da Conceição, Sch.P.

Presença Anzaldo - CBBA

Presença Aracaju – SE