Centros educativos

CENTROS EDUCATIVOS - Colégios/Unidades Educativas

São José de Calasanz, no ano 1597, criou a primeira escola gratuita, universal, organizada em graus e disciplinas, básica e profissional, da Europa. Com essa audaz iniciativa, Calasanz se adiantou ao seu tempo, realizando, como experiência histórica, o que depois se converteria no direito universal à educação.

Calasanz não somente criou a escola popular cristã, senão que, com uma árdua e completa apologia da educação, conseguiu que a Igreja reconhecesse a educação como parte do seu ministério evangelizador e pastoral, fundando assim a primeira ordem religiosa dedicada, com exclusividade, à missão educativa. Por tudo isso, a educação formal e escolar é, para nós, escolápios, o ministério fundamental da nossa instituição.

Calasanz idealizou suas escolas como centros de formação integral, capacitando para a continuação de estudos superiores e, ao mesmo tempo, para a vida laboral. Além disso, suas escolas deviam ser centros de evangelização, onde oferecer o modelo de vida de Jesus de Nazaré, onde formar e viver a fé, onde descobrir e desenvolver a pertença à Igreja. E, por último, suas escolas deviam ser agentes de transformação social; primeiro, privilegiando sempre os excluídos da sociedade; segundo, fazendo da educação uma ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, dando oportunidades a quem a sociedade negou; e terceiro, oferecendo nas suas escolas um modelo de vida pessoal e social alternativo, para superar toda exclusão, discriminação, violência e injustiça.

Dessa forma, compreendemos os nossos centros de educação formal como lugares privilegiados para acompanhar crianças, adolescentes e jovens, assim como as suas famílias, desenvolvendo suas potencialidades, abrindo horizontes para suas vidas e iluminando sua vocação pessoal, oferecendo o modelo de vida de Jesus de Nazaré, semeando e acompanhando a fé no Deus de Jesus, propondo os valores do Reino de Deus para a edificação de uma vida feliz e útil para a construção de um mundo mais justo, fraterno e pacífico.

Colégio Escolápio Ibituruna: Site / Fanpage/ Instagram
Colégio Escolápio São Miguel: Site / Fanpage/ Instagram

Colégio Paroquial São Vicente de Paulo: