Araguaína (TO-Brasil)

Situada no início do território amazônico, a cidade de Araguaína (TO) já conhecia o Carisma de São José de Calasanz por causa da presença das Irmãs Escolápias; foram elas as que propuseram a diversos Bispos convidar os Padres Escolápios para assumirem alguma “Escola paroquial”, junto com a própria Paróquia. O qual se concretizou finalmente quando -ao deixarem as irmãs a Escola São Vicente de Paulo-, o Bispo dom Giovane Pereira de Melo, nos finais do ano 2021, formalizou o convite à Ordem dos Padres Escolápios para assumir essa Escola paroquial e a paróquia do mesmo nome.

Em janeiro de 2022, dois Padres Escolápios, Arilson e José Carlos, iniciaram essa fundação; o primeiro, como Pároco da Paróquia São Vicente de Paulo (SVP) e o segundo, como Diretor da Escola Paroquial SVP.

Histórico da Paróquia São Vicente de Paulo

A Paróquia São Vicente de Paulo foi emersa no dia 28 de novembro de 1999 pelo Bispo da Diocese de Tocantinópolis, Dom Aloísio Hilário de Pinho; foi desmembrada da Paróquia São Paulo Apóstolo, da qual fazia parte. O primeiro pároco foi o Pe. Wellington de Queiroz Vieira, atual Bispo da Diocese de Cristalândia; também foram párocos o Pe. Linoel, o Pe. Clodamyr e o Pe. Ramildo, último pároco diocesano antes da chegada dos Padres Escolápios.

A Paróquia hoje é composta por nove comunidades e a Matriz, atendendo aproximadamente nove bairros na Zona Urbana (Vila Couto Magalhães, Vila Norte, Setor Bela Vista I e II, Maracanã, Setor Universitário, Setor Barros, Parque Bom Viver, Costa Esmeralda); na Zona Rural, formam parte da Paróquia os povoados de Pilões e Brejão, assim como mais dois povoados pertencentes ao município de Wanderlândia (Floresta e Araçulândia). Com uma média atual de aproximadamente 35.000 habitantes, é considerada uma Paróquia de Periferia.

A Paróquia SVP está sendo construída a partir das propostas que caracterizam a toda Paróquia Escolápia (funcionamento dos conselhos, importância da Catequese de crianças e jovens, presença viva das famílias, implantação do MC etc.). Formando parte da nova Diocese de Araguaína, a Paróquia cresce em comunhão eclesial, seguindo as orientações diocesanas, especialmente as referidas à evangelização de crianças, jovens e adultos, seguindo o processo de Iniciação à Vida Cristã desde a inspiração catecumenal.

Histórico da Escola Paroquial São Vicente de Paulo

O projeto de criação da Escola Paroquial SVP nasceu em 1993 a partir da visita da então Secretária de Educação do Estado, Josefa dos Santos Silva. No entanto, só se efetivou em 24 de abril de 1994, iniciando com 66 alunos que foram matriculados nas turmas de 1ª a 4ª série, na época. Curiosamente, a Escola Paroquial SVP nasceu cinco anos antes que a Paróquia SVP.

A Igreja, diante do grande número de crianças sem educação nem assistência, sonhou este projeto que hoje é uma pujante realidade. Dona Tânia Maria do Nascimento, pessoa atuante na comunidade, assumiu voluntariamente a função de angariar recursos para manter o funcionamento da Escola; depois tornou-se vice-diretora e, mais tarde, chegou à direção, onde permaneceu por mais de vinte anos, sendo substituída pela Irmã Nilma (2021) e pelo Pe. José Carlos (2022).

A Escola firmou um convênio com a Prefeitura. Na gestão do prefeito Joaquim Quinta, a Escola conseguiu funcionários da Prefeitura, ainda que muitas pessoas continuaram como voluntárias. A Escola era pequena, contava com apenas três salas de aula, mas a procura por vagas era muito grande, se fazendo necessário um aumento de salas. Na gestão da prefeita Valderez Castelo Branco, novo convênio foi assinado, assumindo a Prefeitura todos os servidores.

Atualmente, a Escola conta com 26 turmas: 4 de educação infantil, 2 de atendimento educacional especializado (AEE) e 20 de Ensino Fundamental (1º a 5º ano). Os prédios também se reformaram e ampliaram ao longo do tempo, contando hoje com: 14 salas de aula, 10 banheiros, Cozinha, Coordenação, Direção, Administração, Secretaria e Sala de Professores; hoje, a Escola Paroquial SVP educa, forma e alimenta a mais de 650 alunos, contando com mais de 60 servidores.

Por outro lado, a Escola Paroquial SVP desenvolve um trabalho socioeducativo com crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, fora do horário escolar. Possui outro CNPJ, como ONG, com os reconhecimentos próprios para construir parcerias com o poder público e com empresas privadas no intuito de oferecer propostas socioeducativas através de cursos, encontros, formações e palestras para crianças, jovens e famílias, nas áreas artística, cultural e religiosa.

A maior preocupação da Escola Paroquial SVP é servir aos mais vulneráveis, compreendendo a vida a partir dos últimos e em favor deles, assumindo compromissos transformadores que visam à construção de uma história nova, mais justa e fraterna.

A Escola Paroquial SVP tem quase trinta anos de dedicação ininterrupta ao serviço das crianças e de suas famílias. Desde o ano 2022, os Padres Escolápios estão trabalhando sem parar, buscando os melhores meios e estratégias para educar e formar nossas crianças, jovens e famílias nos valores e princípios do Evangelho, convictos de que é a educação a grande arma e ferramenta para a transformação da pessoa e da sociedade.

Queremos crescer cada vez mais através de parcerias construídas com a sociedade civil, com o poder público e com empresas privadas, com aqueles que acreditam na mesma causa e em nosso potencial como entidade transformadora, através da educação formal e não-formal.

Paróquia Escolápia São Vicente de Paulo

Comunidade Matriz São Vicente de Paulo