Serra (ES-Brasil)

A presença Escolápia de Serra abrange o território da Paróquia São José de Calasanz e do Centro Social São José de Calasanz, situados nos bairros: Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Ourimar, Nova Zelândia e Boulevard Lagoa.

A presença teve início com a chegada dos Padres Escolápios em 2008, para assumir uma paróquia no Município da Serra-ES. Instituída no dia 10 de maio de 2008, a Paróquia São José de Calasanz foi entregue aos Padres Escolápios pelo Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha. Fomos chamados para desenvolver um trabalho evangelizador nesta realidade desafiadora, especialmente para evangelizar crianças, adolescentes e jovens.

No ano de 2008, a Ordem também assume a obra de educação não formal, já existente no bairro de Vila Nova de Colares. A obra educativa e social (Centro Social São José de Calasanz), própria dos Padres Escolápios, atende, educa e forma a mais de 400 crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, através dos diversos programas e modalidades: Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Programa Despertar Calasanz; Programa Adolescente Aprendiz; Projeto Família; Programa Educadores; Bazar do Centro Social.

O Centro Social é uma experiência de Educação Popular para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Através da educação, acreditamos estar colaborando no desenvolvimento do ser humano como filho de Deus e na construção de um mundo mais justo e fraterno. A Prefeitura de Serra nos solicitou, no final de 2012, assumir mais uma unidade em outro espaço, chamado de Campus II, formando parte do Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos. No ano de 2016, demos início o PAC – Programa Acompanhar Calasanz – com o objetivo de complementar com mais atividades o Centro Social. Em 2017, iniciamos o adolescente aprendiz, como um impulso para o mercado de trabalho para os adolescentes. E, no ano 2019, iniciamos o Campus III - sediado em uma das Comunidades da Paróquia-, para responder aos desafios do bairro Ourimar.

Situação atual

Paróquia Escolápia São José de Calasanz

A Paróquia Escolápia São José de Calasanz conta com diversas pastorais, entre elas destacam-se: Movimento Calasanz, Grupo de Oração, Pastoral do Dízimo, Grupo de Coroinhas e Cerimoniários, Pastoral da Liturgia, Pastoral de Eventos, Apostolado da Oração, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Terço dos Homens, Pastoral da Manutenção, Pastoral da Comunicação, Ministérios de Músicas, Pastoral da Criança e o Movimento Paz e Pão, próprio da Arquidiocese de Vitória. Pe. Deibson Gouvêa é o Pároco e Pe. Franck Olivier Koffi, o vigário.

Na paróquia, se desenvolvem as atividades que compreendem o Movimento Calasanz, sendo um caminho de conhecimento, aprofundamento, crescimento e vivência da pessoa de Jesus Cristo. Dinamizado pela equipe de articulação, o Movimento Calasanz abarca toda a catequese, chegando até os grupos de Círculos Bíblicos. Neste ano de 2023, deu-se início a Juventude Escolápia, com o intuito de unificar-se com as demais presenças escolápias, mantendo um projeto formativo de conjunto em unidade.

Paróquia Escolápia São José de Calasanz - Facebook/Instagram

Juventude Escolápia Serra

Obra Social Itaka-Escolápios (Centro Social São José de Calasanz)

O Centro Social São José de Calasanz atende atualmente cerca de 400 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo os seguintes serviços: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Para adolescentes a partir dos 14 anos, temos dois programas importantes: o Despertar Calasanz e o Aprendiz Calasanz. Além disso, mantemos o projeto Família como uma forma de se aproximar dos familiares para acompanhamento e formação. O Centro Social possui três unidades situadas em Vila Nova de Colares. Atualmente, Cristiane Oliveira está como diretora da instituição e Pe. Deibson Gouvêa como religioso que acompanha. Além disso, conta com 24 colaboradores contratados pela instituição em parceria com a Prefeitura da Serra e outros projetos.

Centro Social São José de Calasanz

Comunidade Dom Helder Câmara

Atualmente, a Comunidade Religiosa Dom Helder Câmara é casa de formação, acolhendo a etapa formativa de pré-noviciado e etapa de acolhida a jovens que querem conhecer o carisma escolápio. Pe. Deibson Gouvêa é o reitor da comunidade. A comunidade atende a Presença Escolápia, sendo a referência carismática e de missão.

Fraternidade Escolápia

Composta por duas comunidades fraternas, a Fraternidade Escolápia se reúne às quintas-feiras, enquanto comunidade carismática, para estudos, reflexões, oração e dinamicidade do carisma. Ela atende a Presença Escolápia nos diversos âmbitos de missão, ou seja, os fraternos estão na catequese, pastorais sociais, voluntariado no Centro Social, desenvolvendo junto com os religiosos o carisma calasâncio. A fraterna, Maria Emília da Silva Jorge, está coordenando a Fraternidade da Presença de Serra. Junto a ela, estão o fraterno, Warlen Coelho, e os religiosos escolápios, acompanhando o Conselho Local.