De volta do Conselho de SSMM em Manila

O Superior de nossa Província Escolápia Brasil Bolívia, Padre Javier, nos escreve, falando dos dias preciosos, vividos nas Filipinas, no encontro do SSMM.

No dia 2 de fevereiro, comecei a viagem a Manila, onde se realizou o Conselho dos Superiores Maiores da Ordem: um encontro de 5 a 9 de fevereiro, muito intenso. Talvez, o mais importante seja viver o sentimento de Ordem, muito diverso, muito rico, com muita vida e bastantes desafios, onde se respira claramente o carisma escolápio e a presença do Espírito.

Foram muitos os elementos vivenciados: a situação de cada Demarcação com seus pontos fortes e desafios, uma proposta de avaliação da formação inicial, com um amplo questionário que será passado para nós, a pastoral vocacional, o que aprendemos como Superiores Maiores, o acompanhamento dos jovens adultos, a situação especial em alguns países (Nicarágua, Bielorrússia, Ucrânia, Moçambique), a preparação de possíveis Jornadas Escolápias Continentais, os relatórios das equipes e secretariados, a cultura de santidade com o Pe. Ángel Ayala, a sustentabilidade integral do nosso ministério, a salvaguarda dos menores e das pessoas vulneráveis... e a proximidade à realidade escolápia na Ásia-Pacífico, com a sua apresentação, visita às comunidades formativas de Manila e duas belas celebrações, com três profissões solenes e, no dia seguinte, a ordenação de cinco sacerdotes e três diáconos.

Sem dúvida, o mais importante é verificar a vida escolápia no mundo inteiro... E, certamente, temos que agradecer a Deus pelo dom que nos concedeu e pela preciosa missão que nos confiou.