Mensagem do Papa… sobre a formação

Cada vocação é um “diamante bruto” que deve ser trabalhado e moldado em todas as suas faces. Um bom sacerdote, uma freira deve ser antes de tudo um homem, uma mulher formada, trabalhada pela graça do Senhor. Pessoas conscientes dos seus limites e dispostas a levar uma vida de oração, de dedicação ao testemunho do Evangelho.

A sua preparação deve ser integral, deve desenvolver-se, a partir do seminário e do noviciado, no contato direto com a vida das outras pessoas. Isso é essencial. A formação não termina num determinado momento, mas continua ao longo da vida, ao longo dos anos, integrando a pessoa, intelectual, humana, emocional e espiritualmente.

E também a sua preparação para viver em comunidade, pois a vida em comunidade é muito enriquecedora, embora, às vezes, possa ser difícil. Porque viver juntos não é o mesmo que viver em comunidade.

Rezemos para que os religiosos e religiosas e os seminaristas cresçam no seu caminho vocacional, através da formação humana, pastoral, espiritual e comunitária, que os leve a ser testemunhas credíveis do Evangelho.

Vídeo: Para a formação de irmãs religiosas, irmãos e seminaristas - O Vídeo do Papa 5 - Maio de 2024