V conselho consultivo Itaka-Escolápios

Aconteceu em Roma, entre os dias 27, 28 e 29 de maio, o V Conselho Assessor da Rede Itaka-Escolápios das Escolas Pias. Foi um evento escolápio significativo com a participação do Padre Geral e sua Congregação, Conselho Geral da Fraternidade, os Superiores Maiores dos onze distritos e representantes das seis Fraternidades que fazem parte da Rede, juntamente com os chefes das Fraternidades escolápias.

Com o objetivo de continuar definindo a direção e o sentido da Construção das Escolas Pias, através das forças compartilhadas entre a Ordem e a Fraternidade Escolápia, o V Conselho Consultivo, está caminhando sob o lema: Nosso lugar compartilhado de participação e missão.

As primeiras sessões foram de escuta sobre a jornada, o presente e os desafios que surgem em Itaka-Escolápios. Enquanto o restante das sessões será para dialogar e delinear a próxima etapa deste processo de Participação e Missão através de ITAKA-Escolápios.

Javier Aguirregabiria (presidente da Rede ITAKA-Escolápios) deu as boas-vindas aos 42 participantes da reunião. Ele fez um discurso de abertura para o V Conselho Consultivo, no qual destacou o desenvolvimento histórico da ITAKA desde suas origens até o presente e, ao mesmo tempo, sublinhou as alegrias e os desafios do desempenho da Rede ITAKA-Escolápios.

Em seguida, o Pe. Pedro Aguado, Sch.P, compartilhou um vasto e profundo quadro contextual do presente das Escolas Pias em relação à criação e atuação de ITAKA-Escolápios e em coordenação com a Fraternidade Escolápia. O desenvolvimento do discurso foi uma tomada de consciência do quanto a Ordem cresceu e dos grandes desafios que esse crescimento implica para o conjunto das Escolas Pias.

Padre Geral, Pedro Aguado, Sch.P., envia uma mensagem aos Superiores Maiores informando sobre as nomeações na Rede Itaka – Escolápios: “Informo que a Congregação Geral e o Conselho Geral da Fraternidade procederam à nomeação de um novo presidente da Rede Itaka – Escolápios na pessoa do Padre Juan Alfonso Serra,Sch.P., provincial da América Central e do Caribe. O Padre Juan Alfonso, Sch.P. substitui ao Padre Javier Aguirregabiria, Sch.P. nesta responsabilidade. Expressamos a nossa gratidão ao Padre Javier, Sch.P., por todo o seu enorme trabalho e dedicação à frente de Itaka-Escolápios e ao Padre Juan Alfonso, Sch.P. pela sua disponibilidade. Da mesma forma, a Congregação Geral e o Conselho da Fraternidade confirmaram o Sr. Igor Irigoyen no cargo de Coordenador Geral da Rede."

Após o compartilhamento, foi lido um rascunho da carta final resultante desse Conselho Consultivo, endereçada à Rede Itaka-Escolápios e a todas as Escolas Pias. Com as contribuições feitas na sessão plenária, o comitê executivo está encarregado de redigir a versão final da carta de encerramento do Conselho Consultivo, que será distribuída nos próximos dias.

Veja as fotos